Dicas e Curiosidades

Home Dicas e Curiosidades

 

Mais buscados

1

Alta Tensão

Tensão entre fases cujo valor eficaz é igual ou superior a 69 kV e inferior a 230 kV, ou instalações em tensão igual ou superior a 230 kV quando especificamente definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)

2

AMR (Automatic Meter Reading – Leitura Automatica de Medidores)

A leitura automática do medidor (AMR) é um sistema que permite compilar e analisar automaticamente dados de dispositivos - como medidores de gás, eletricidade ou água - e repassar essas informações ao sistema comercial das empresas.

3

ANEEL

Vide Agência Nacional de Energia Elétrica.

4

Áreas de Preservação Permanente - APPs

APP - Áreas de Preservação Permanenete, área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas, conforme estabelecido pela Lei 12.651, de 25 de maio de 2012.

5

Balanço Energético

Conjunto de informações da quantidade de energia elétrica, em Megawatt-hora (MWh), detalhadas pelas disponibilidades e pelos requisitos do mercado de energia elétrica da concessionária.

6

Capacidade Instalada

É a potência elétrica máxima disponível pelo gerador elétrico na unidade geradora ou no conjunto das unidades geradoras que compõem uma usina. A capacidade instalada geralmente é expressa em MW e é definida sob condições padrões de temperatura, pressão e umidade relativa do ar.

Todos os termos

Todos A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

E

Energia Assegurada

A Energia Assegurada é a Garantia Física da usina hidrelétrica, ou seja, constitui seu limite de contratação. Considera-se Energia Assegurada de cada usina hidrelétrica a fração a ela alocada da Energia Assegurada global do sistema. A alocação da Energia Assegurada e suas revisões são definidas pelo MME, com base em metodologia aplicada pelo ONS/ MME, conforme disposto nos Decretos 5.163/04 e 2.655/1998. Para fins deste Relatório Anual, o termo Energia Assegurada está sendo utilizado em relação à quantidade máxima de energia que pode ser utilizada para comercialização, tanto pelas usinas termelétricas quanto pelas usinas hidrelétricas e equivale, portanto, ao conceito de Garantia Física.