Dicas e Curiosidades

Home Dicas e Curiosidades

 

Mais buscados

1

Alta Tensão

Tensão entre fases cujo valor eficaz é igual ou superior a 69 kV e inferior a 230 kV, ou instalações em tensão igual ou superior a 230 kV quando especificamente definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)

2

AMR (Automatic Meter Reading – Leitura Automatica de Medidores)

A leitura automática do medidor (AMR) é um sistema que permite compilar e analisar automaticamente dados de dispositivos - como medidores de gás, eletricidade ou água - e repassar essas informações ao sistema comercial das empresas.

3

ANEEL

Vide Agência Nacional de Energia Elétrica.

4

Áreas de Preservação Permanente - APPs

APP - Áreas de Preservação Permanenete, área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas, conforme estabelecido pela Lei 12.651, de 25 de maio de 2012.

5

Balanço Energético

Conjunto de informações da quantidade de energia elétrica, em Megawatt-hora (MWh), detalhadas pelas disponibilidades e pelos requisitos do mercado de energia elétrica da concessionária.

6

Capacidade Instalada

É a potência elétrica máxima disponível pelo gerador elétrico na unidade geradora ou no conjunto das unidades geradoras que compõem uma usina. A capacidade instalada geralmente é expressa em MW e é definida sob condições padrões de temperatura, pressão e umidade relativa do ar.

Todos os termos

Todos A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

P

Paradas Programadas

São paradas de equipamentos ou unidades geradoras previstas nos planos de manutenção preventiva do agente responsável pela operação dos mesmos. Todo e qualquer equipamento mecânico ou elétrico requer manutenção com o objetivo de atingir uma condição operacional ótima.

PCHs

Pequenas Centrais Hidrelétricas. Usinas com Capacidade Instalada entre 1 MW e 30 MW que atendam aos requisitos propostos na Resolução ANEEL n.º 652, de 9 de dezembro de 2003.

PROINFA

Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica - foi instituído pela Lei nº 10.438/2002 e coordenado pelo MME, com o objetivo de aumentar a participação da energia elétrica produzida por empreendimentos de Produtores Independentes Autônomos, concebidos com base em fontes eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCH), no Sistema Elétrico Interligado Nacional.